A doença periodontal é uma infecção bacteriana que acomete os tecidos que circundam os dentes, genericamente gengiva e osso alveolar (osso que fixa as raízes dos dentes).
O indivíduo pode ter: gengivite (infecção na gengiva) sem atingir o osso abaixo dela e pode também ter a gengivite e a periodontite, quando a infecção se aprofunda e destrói osso alveolar.
O avanço da doença periodontal provoca retrações gengivais, perda óssea, aumento da mobilidade (dente “mole”) e perda do dente.
A causa da doença periodontal é a presença de placa bacteriana, acompanhada ou não de cálculo dental, nas superfícies dentais (coroa e/ou raiz).
Quando a doença não está profunda e o paciente tem somente uma gengivite é possível remover a placa e o cálculo com aparelho de ultrassom, sem anestesia (com delicadeza, é claro!!). Quando a doença avança desenvolvendo uma periodontite e as raízes são impregnadas de placa e cálculo, faz-se necessário a remoção com ultrassom e instrumentos manuais (curetas) sob anestesia, além de terapia medicamentosa sistêmica (antibiótico) e bochechos com clorexidina (somente durante o tratamento).