Implantes

Parafusos de titânio que substituem as raízes dos dentes
 

Implantes são “parafusos” de titânio inseridos no osso da maxila e/ou mandíbula para substituir raízes perdidas e servirem de ancoragem para dentes protéticos.

Dependendo de quantos dentes se pretende colocar utilizaremos quantidade variada de implantes, em lugares diversos.

 

Cirurgias dos implantes realizadas pelo Prof. Dr. Eduardo Meurer (Clínica Face a Face)

Confecção da etapa laboratorial das próteses realizada pelo TPD Josoé Setubal  (Laprodente), exceto a prótese protocolo metalocerâmica, confeccionada pelo TPD Marcelo Vieira de Araújo.

Prótese unitária

(um dente isolado)

Nesta modalidade, embora possamos colocar vários dentes protéticos numa mesma pessoa, todos eles estão isolados um dos outros (não “grudados”), como acontece com os dentes naturais.

Caso 1

Caso 2

Caso 3

Prótese Parcial Fixa

(dentes unidos)

Nesta prótese os dentes são unidos (“grudados”).
A construção desta estrutura se assemelha a uma ponte na qual temos os pilares sustentando vãos suspensos (dentes protéticos). Abaixo destas partes suspensas estariam originalmente as raízes dos dentes naturais.
Muitas vezes se escolhe realizar este trabalho porque na região sem dentes não há osso para colocar implantes, e não se quer ou se pode enxertar osso.
Em muitos casos, na falta de múltiplos dentes, se consegue uma estética gengival melhor colocando 2 implantes e 4 dentes (no sistema de “ponte”) que colocando 4 implantes e 4 dentes individuais (unitários, não ”grudados”).

 

Caso 1

 

Prótese Total Removível

(sobredentadura)

É uma prótese que recompõe um arco dental completo (superior ou inferior) e esta peça pode ser removida e recolocada nos seus retentores pelo paciente. Acontece principalmente nos momentos de higienização.
O retentor se compõe de uma parte que fica fixa ao implante (barra metálica) e outra parte que se mantém fixa à prótese (clip plástico ou metálico). Quando a prótese é assentada na boca uma parte se acopla na outra. Este conjunto oferece resistência variável à remoção da prótese, dependendo de como se regula a força de “agarramento” do retentor.

Prótese inferior (dois implantes)

 

Prótese superior (cinco implantes)

Prótese Total Fixa

(prótese protocolo)

É uma prótese que recompõe um arco dental completo (superior ou inferior) e esta peça é fixada aos implantes. O paciente não consegue remover.

Os casos 1, 2 e 3 apresentam próteses metaloplásticas (armação metálica coberta por dentes e gengiva de acrílico).

O caso 4 apresenta uma prótese metalocerâmica (armação metálica recoberta por dentes e gengiva de cerâmica). Essa prótese, em especial, oferece maior resistência e estética aprimorada em relação às metaloplásticas.

Em muitos casos as armações metálicas das próteses metalocerâmicas são totalmente projetadas e fabricadas com processo automatizado com o auxílio de computadores.

Caso 1

Caso 2

Caso 3

Caso 4
(Cerâmica)