Como diz o ditado “é melhor prevenir que remediar”. Trabalhamos em duas frentes preventivas:
Terapêutica básica
Nesta sessão, além da profilaxia ou limpeza profissional, instruímos o paciente por meio de uma aula teórico-prática, quanto à formação das principais doenças da boca (especialmente cárie e doença periodontal) e como evitá-las.
Esta sessão acontece logo após a consulta inicial e elaboração do Plano de tratamento. É o primeiro ato na sequência de levar o paciente a um estado de saúde bucal plena.
Entendemos que se o paciente não estiver bem orientado para eliminar as causas das doenças, nada do que será feito no tratamento terá sucesso. Irá se perder com o aparecimento de outras lesões.
Não faz sentido “fazer o curativo sem tirar o espinho do pé.”
Retorno preventivo
Todo paciente que foi devidamente examinado, tendo feito tratamento curativo ou apenas abordagem preventiva, após a “alta”, será chamado de tempos em tempos (geralmente 6/6 meses) para uma consulta de Retorno preventivo.
Neste momento um reexame geral será realizado, uma profilaxia, e as devidas reorientações e pedidos de exames (normalmente radiografias) que se fizerem necessários para os controles programados.
Cada paciente tem um plano individual de prevenção, mesmo que a maioria se enquadre numa abordagem semelhante.