Tratamento Periodontal

A doença periodontal é uma infecção bacteriana que acomete os tecidos que circundam os dentes, genericamente gengiva e osso alveolar (osso que fixa as raízes dos dentes).

O indivíduo pode ter: gengivite (infecção na gengiva) sem atingir o osso abaixo dela e pode também ter a gengivite e a periodontite, quando a infecção se aprofunda e destrói osso alveolar.

O avanço da doença periodontal provoca retrações gengivais, perda óssea, aumento da mobilidade (dente “mole”) e perda do dente.

A causa da doença periodontal é a presença de placa bacteriana, acompanhada ou não de cálculo dental, nas superfícies dentais (coroa e/ou raiz).

Quando a doença não está profunda e o paciente tem somente uma gengivite é possível remover a placa e o cálculo com aparelho de ultrassom, sem anestesia (com delicadeza, é claro!!). Quando a doença avança desenvolvendo uma periodontite e as raízes são impregnadas de placa e cálculo, faz-se necessário a remoção com ultrassom e instrumentos manuais (curetas) sob anestesia, além de terapia medicamentosa sistêmica (antibiótico) e bochechos com clorexidina (somente durante o tratamento).


Doença periodontal - Ilustração

Ilustração

 

Sondagem mostrando bolsa com perda óssea extensa

 

Prevenção


Piercing Dental


Restauração de Resina Composta


Faceta de Resina Composta


Coroa Cerâmica


Prótese Total Convencional


Disfunção Temporomandibular
e Dor Orofacial


Fragmentos Cerâmicos


Clareamento Dental


Cirurgia Plástica Gengival


Fratura Dental


Faceta de Cerâmica


Implantes


Tratamento Periodontal


Placa de Proteção Esportiva


Rua João Meirelles, 1067 (acima da Confeitaria Akitutes) • Abraão •  Florianópolis • SC • (48) 3249-5183